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Os Jogos de Gestão® concebidos e implementados pela Bigadvantage aplicam-se à realidade de cada Organização Cliente, independentemente da sua dimensão e setor de atividade, estando vocacionados para a formação de quadros dirigentes e técnicos.

APLICAÇÃO TRANSVERSAL

Foram desenvolvidos diversos jogos didáticos orientados para a melhoria contínua e desenvolvimento de competências, atuando na normalização e otimização dos processos, minimização de desperdícios, (re)organização de espaços e monitorização do desempenho, segundo metodologias de lean thinking.

Cada jogo foca-se em objetivos de melhoria específicos, podendo conjugar-se e resultar num jogo-mix de conceitos. Estes jogos aplicam-se a qualquer setor de atividade económica, em indústria e serviços.

COSTUMIZADOS

Os jogos desenvolvidos «à medida» visam simular os processos da Organização cuja natureza se pretende modelar e evidenciar aspetos operacionais e de gestão que podem ser melhorados. Simultaneamente, ao proporcionar a cada colaborador (jogador) a oportunidade de desempenhar uma função diferente da que exerce na realidade (troca de funções), permite-lhe percecionar a importância de outras funções para prossecução de objetivos globais. Foram até ao momento desenvolvidos diversos jogos aplicados a entidades prestadoras de serviços em diferentes setores de atividade.

- Simular o funcionamento da organização, através da representação simplificada dos processos em presença e da participação de várias funções [jogadores].
- Mobilizar a equipa de gestão na partilha de responsabilidades e tomada de decisão, em ambiente simultaneamente descontraído [jogo] e competitivo [equipas].
- Observar de que modo as decisões da gestão podem contribuir para incrementar a eficiência dos processos, adequar a oferta à procura e criar valor para os stakeholders.
- 1º Análise Diagnóstico: compreender o negócio, elaborar fluxograma de processos, relacionar atividades com as várias áreas funcionais, identificar problemas e oportunidades de melhoria em cada área funcional, analisar riscos e definir prioridades de ação. [duração variável, mediante a complexidade dos processos].
- 2º Modelação de Processos e Configuração do Jogo: desenhar a estrutura do jogo por forma a simular as operações chave em presença, dimensionar a quantidade de jogadores, sortear funções pelos vários jogadores, definir e divulgar previamente as regras aplicáveis (regulamento do jogo), definir critérios de classificação, ensaiar tempos e movimentos no jogo, conceber e produzir os materiais didáticos a utilizar. [duração variável, mediante a complexidade dos processos].
- 3º O Jogo: preparar o local onde o jogo irá decorrer, realizar sessão inicial para confirmar presenças e relembrar regras aos participantes, realizar “séries de treino” (para análise de resultados e alterações), realizar “série final” para apuramento da equipa vencedora, reunião plenária para análise de resultados (KPI) e conclusões. [1 dia]

Orientado para formação de chefias (quadros superiores e intermédios) em organizações onde seja especialmente importante desenvolver competências de liderança e reforçar a importância do espírito de grupo.
Este jogo foi desenhado para o setor da restauração e originalmente implementado no Grupo José Avillez.

Vocacionado para aplicação em organizações que se encontrem em fase de acentuado crescimento e onde possam ser necessárias alterações significativas no modelo de gestão, destinando-se a trabalhar a motivação dos colaboradores na adaptação a novas realidades.

Vocacionado para trabalhar competências individuais e de grupo, segundo o conceito de “gestão por missões”, pondo em evidência o contributo individual de cada colaborador para a prossecução de objetivos gerais e específicos da organização.

Orientado para evidenciar a importância da definir claramente as funções dos colaboradores numa organização e estimular o trabalho de equipa, permitindo identificar oportunidades de melhoria nos processos e estimular a tomada de decisão com base em critérios de eficácia e eficiência.

Orientado para formação de chefias (quadros superiores e intemédios), simula o funcionamento de uma empresa que atua na área de alarmes contra intrusão. Este jogo visa pôr em evidência oportunidades de melhoria na gestão de processos e estimula a análise de soluções para problemas identificados. Este jogo foi desenhado para a empresa Prosegur e implementado em várias edições.

Orientado para formação de chefias (quadros superiores e intermédios), simula o funcionamento de um serviço de urgência hospitalar. Este jogo permite aos participantes identificar e compreender as fragilidades do sistema em análise e refletir sobre possíveis ações de melhoria que se justifica transpor para a prática. Atualmente implementado em Programas de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) lecionados na AESE Business School, o jogo foi já implementado em instituições de saúde específicas (e.g. Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia).